quarta-feira, 3 de abril de 2013

EM LONDRES, CHOQUE EM PROTESTO. FOI UMA PRÉVIA DO MAIO EM PARIS...





1968 Grosvenor Square protest
Protesto em Londres: centenas de presos em uma prévia do que aconteceu em Maio em Paris



Ainda não tinha acontecido o Maio de 1968 em Paris. Mas em Londres o clima de protestos que dominou aquele ano já mostrava sua força. No dia 17 de março do ano que mudou tudo, aconteceu uma manifestação de milhares de jovens em Trafalgar Square, um dos pontos tradicionais de Londres, contra a guerra do Vietnã, que já vinha sendo motivo de protestos nos Estados Unidos.

Os jovens britânicos marcharam de Trafalgar Square para Grosvenor Square, onde a atriz Vanessa Redgrave entregou uma carta de protesto contra a guerra para a Embaixada dos Estados Unidos. Parecia que o protesto tinha chegado ao fim. Ledo engano. A multidão não se dispersou e começou um choque entre manifestantes e a política. Os jovens atiravam lama, pedras e bombas caseiras e a polícia reagia com violência. Os choques recrudesceram e chocaram o Reino Unido pela violência. Ao final da tarde mais de 200 pessoas tinham sido presas.

Chris Morris, fotógrafo profissional que registrou o protesto em Grosvenor Square para uma revista italiana, afirma que 1968 foi um ano que "mostrou o que era possível". Ele considera que é fácil ser nostálgico mas diz que "todas as gerações precisam descobrir seu próprio 1968".

Seja como for, o protesto em Londres ficou marcado como uma das primeiras grandes manifestações que acabaram por ser a regra de 1968.

Foi uma espécie de prévia do que viria meses depois em Paris, Praga, Chicago, México, Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário