sábado, 25 de agosto de 2012

Na Itália, uma batalha em que os estudantes comemoram vitória. Mas será?

Quando se fala de 1968 imediatamente vêm à mente a Primavera de Praga, Maio em Paris e, para os brasileiros, a Passeata dos Cem Mil. Mas a onda de protestos que o mundo viveu naquela ano único foi bem mais abrangente.

Na Itália, por exemplo, aconteceu uma onda de protestos estudantis que culminou com a "Batalha de Valle Giulia". No dia 1o. de março centenas de estudantes invadiram a Faculdade de Arquitetura da região para retomar o prédio que tinha sido tomado pela polícia um dia antes.

Com o uso de pedras e outros objetos, os estudantes entraram em confronto com os policiais e o resultado foi assustador: mais de 600 pessoas feridas. Ninguém morreu, principalmente porque os policiais não estavam armados. Mas o confronto foi violento e chocou a opinião pública da Itália e da Europa.

Cena da batalha: quem ganhou?
O resultado do confronto foi a retomada do prédio da faculdade pelos estudantes. Eles comemoraram a "vitória" sobre a polícia. Mas muito dessa comemoração perdeu força quando, em junho, o famoso cineasta Pier Paolo Pasolini, conhecido simpatizante da esquerda, escreveu artigo afirmando que sentiu pena dos policiais "porque a maioria deles tinha origem nas classes mais pobres", enquanto os estudantes faziam parte da "burguesia".

Ficou a dúvida: a Batalha de Valle Giulia foi mesmo uma vitória dos estudantes?

Como vários outros fatos de 1968 essa pergunta não tem uma resposta definitiva até hoje. Ou seja, foi mais um episódio típico daquele ano como nenhum outro...








Um comentário: