quinta-feira, 28 de junho de 2012

1968 - Para começar, a Ofensiva do Tet



Aconteceu tanta coisa, mas tanta coisa em 1968 que é difícil saber por onde começar.

Uma das alternativas é começar pelo começo -- pelo começo do ano, nesse caso.

Todos nós deveríamos ter desconfiado que o ano não seria comum quando, no dia 30 de janeiro, começou um movimento no Vietnã que mudou aquela guerra e levou os Estados Unidos à maior derrota de sua história.

Foi uma ofensiva militar do Vietnã do Norte contra Saigon, a capital do Vietnã do Sul (pró-americanos) e contra outras cidades.

Pode-se dizer que a Ofensiva do Tet foi um fracasso, mas também um enorme sucesso. Principalmente pelos resultados de longo prazo.

A Ofensiva foi desencadeada pelos norte-vietnamitas, junto com grupos guerrilheiros do Sul, com o objetivo de tomar de surpresa algumas das principais cidades. A meta era deixar o adversário perplexo e, aproveitando-se disso, nocauteá-lo e expulsar os americanos.

Deu certo, mas os norte-vietnamitas atiraram no que viram e mataram o que não viram. Eles foram derrotados rapidamente e tiveram que recolher as tropas e contar as perdas. Mas causaram um mal irreparável aos Estados Unidos -- algumas de suas ações, como a tomada da Embaixada dos Estados Unidos em Saigon, foram mostradas pela televisão para milhões e milhões de americanos.

Resultado: a partir do Tet, a opinião pública americana passou a duvidar, e depois a protestar, das suas Forças Armadas, que viviam prevendo vitória fácil e arrasadora no Vietnã.

Como acreditar nessa história quando um bando de vietnamitas se mostrava capaz de burlar fortalezas do maior exército do mundo?

Foi ali, na ofensiva do Tet, que os Estados Unidos e o mundo começaram a assistir a um espetáculo inacreditável, que ninguém poderia prever: o mais poderoso exército do mundo começou a se mostrar incapaz de ganhar uma guerrinha em um país asiático distante, que ninguém conhecia antes. Seis ou sete anos depois, com derrotas sucessivas nas costas, os EUA se retiraram na corrida do Vietnã, tocados, apavorados. Quem poderia acreditar?

A Ofensiva do Tet foi um prenúncio do que viria em 1968: o inacreditável foi se materializando. E era apenas o começo...


Um comentário:

  1. Kkkkkkkk os EUA perderam meus Deus quanta besteira escrita em um texto os EUA nunca perderam uma batalha no vietnam os vietcongues não passavam de uns covardes que ficavam se escondendo de baixo da terra quando decidiram enfrentar os EUA de frente na ofensiva tiveram grandes perdas os EUA em 10 anos de guerra perderam apenas 58 mil soldados contra 1 milhão de soldados vietnamitas os numeros mostram q eles tiveram um vitoria militar.se os EUA perderam a guerra sim verdade mais eles perderam na politica e não no campo militar

    ResponderExcluir