A passeata dos 100 mil, um grande sucesso |
Amanhã (26/6) faz 45 anos que aconteceu a "Passeata dos 100 Mil", a maior e mais impactante manifestação de rua do agitado ano de 1968 no Brasil. E este blog que trata do "ano que mudou tudo" completa um ano.
A Passeata dos 100 Mil impressionou pelo tamanho da manifestação (na época, a população do Brasil era menos da metade da atual) e por sua repercussão. Aconteceu depois de uma série de outras manifestações, que tinham sido reprimidas pelo polícia. Mais de 300 pessoas já haviam sido presas. Mas desta vez a ditadura permitiu a manifestação, que foi um sucesso para os organizadores -- a multidão parecia não ter fim e a presença de artistas garantiu o destaque da marcha na mídia.
Foi um protesto pacífico, sem violência, acompanhado de perto por 10 mil policiais. Começou por volta das 14 h daquele 26 de junho e em uma hora o número de participantes dobrou. Foi um impacto.
Evidente que a ditadura não gostou. Um mês depois foram proibidas todas as manifestações públicas e em dezembro veio o golpe final: o AI-5, em que caiu a máscara e a ditadura foi "oficialmente" implantada.
Nestes dias de tantas manifestações de rua pelo Brasil, a Passeata dos 100 Mil voltou a ser lembrada. E reforçou sua importância -- com o tempo, ela passou a ser a manifestação mais emblemática do conturbado ano de 1968 no Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário